Minha trajetória no agronegócio começou em 1993, quando comecei a produzir reportagens para o programa Globo Rural sobre temas como cooperativismo, criação de suínos e aves, e fruticultura. Durante esse período, uma de minhas matérias sobre protecionismo de mercado nos Estados Unidos foi premiada pelo CNA de Jornalismo.
A cada ano, enfrentei novos desafios e trabalhei em diversos projetos que me permitiram ampliar meu conhecimento sobre o potencial agrícola do Brasil. Um exemplo foi o "Repórter Mitsubishi", no qual percorri o país de norte a sul para mostrar o Brasil Rural e seus produtores de sucesso.
Formação
Como um grande defensor da comunicação como ferramenta de transformação social, cursei Comunicação Social/Jornalismo na UNIUBE, em Uberaba, onde obtive meu registro profissional (DRT MS 066) em 2010. Além disso, também realizei uma especialização técnica em Comunicação pela Uniglobo, em Uberlândia, com a participação de jornalistas da Globo, em 2000.
Antes disso, havia cursado Ciências Contábeis na URI, no campus Erechim, no Rio Grande do Sul, em 1992. Acredito que a união entre a contabilidade e a comunicação me permitiu ter uma visão mais completa e integrada do mundo dos negócios e das empresas.
Livro
Além de produzir mais de 200 reportagens para o Canal Rural, transformei essa experiência em um livro intitulado "Entre personagens e paisagens, uma experiência de telejornalismo pelo Brasil Rural". Também participei do projeto "Na Estrada", no qual percorremos 15 estados para traçar a logística inversa dos insumos que chegam às propriedades rurais em todo o país.
Experiência internacional
Também tive a oportunidade de realizar reportagens especiais em vários países, como Estados Unidos, onde produzi uma matéria sobre o potencial do cinturão do milho e o funcionamento da bolsa de mercadorias de Chicago, além de flagrar produtores americanos recebendo subsídios.
No Canadá, acompanhei um grupo de produtores húngaros e mexicanos que visitaram 23 fazendas de produção leiteira, o Centro de Inseminação Artificial de Quebec e a feira de inverno em Toronto. Na França, produzi uma reportagem sobre a reação dos produtores à baixa nos preços do leite e cobri a maior feira de animais do mundo em Clermont-Ferrand. Na Bolívia, acompanhei a produção dos brasileiros que lá estão.
Conhecendo o solo
No Brasil, tive a oportunidade de conhecer diversas cadeias produtivas ao longo de minha jornada, que incluiu morar em Chapecó e Campos Novos (SC), Campo Grande (MS) e Uberaba (MG), além de visitar várias estâncias pelo país. Produzi reportagens sobre criação de suínos e aves, pecuária extensiva, genética bovina, produção de leite, café, soja, algodão, cana-de-açúcar, frutas, hortaliças e diversas raças de cavalos, além de narrar e participar de provas equestres. Também tive a oportunidade de conhecer os bastidores da política em Brasília, incluindo o envolvimento do agronegócio em todos os ministérios e a atuação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Premiações
Prêmio CNA em Brasília pela reportagem sobre o protecionismo de mercado nos Estados Unidos
Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo pela reportagem sobre os segredos da agricultura familiar
Prêmio Embrapa de Jornalismo pela reportagem sobre o Brasil Livre de Aftosa
Ordem do Mérito ATER (Assistência Técnica Rural) - homenagem recebida no Congresso Nacional em Brasília pelo conjunto do trabalho
Chegou a hora de conectar
Nosso trabalho tem a credibilidade que sua empresa ou instituição procura